Todo mundo sabe que ter cabelo loiro não é fácil, não é mesmo? Mas com os cuidados certos é possível ter um loiro saudável. Por isso separamos algumas dicas pré e pós o processo químico, para manter seu cabelo forte, macio e com muito brilho.
O processo de descoloração é muito comum, mas requer alguns cuidados importantes para que a transformação seja realizada com sucesso e tenha o resultado desejado do cliente.
Conheça alguns cuidados com o cabelo antes de descolorir:
– Reduzir fontes de calor
É indispensável manter o cabelo saudável antes da coloração, por isso o ideal é evitar ferramentas de calor, como o secador e a prancha, tendo em vista que, o uso excessivo deles danifica e deixa o cabelo fragilizado, possibilitando a quebra do fio.
– Cronograma Capilar
É fundamental ter uma rotina de cuidados com o cabelo, e fazer um cronograma capilar, para assim o cabelo poder receber a descoloração. Para saber como montar o seu cronograma clique aqui (pensei em ter o link do artigo cronograma capilar).
– Faça umectação capilar
Com a proteína de óleos vegetais, os fios ficarão mais saudáveis e preparados para receber a descoloração. Separamos algumas sugestões de ativos que ajudarão na saúde do seu cabelo:
– Óleo de Coco: ajuda a alinhar os fios.
– Óleo de Argan: trata os cabelos danificados.
– Óleo de Oliva: regenerativo e antioxidante, garantindo a saúde das células capilares.
– Óleo de Abacate: revitaliza completamente os cabelos ressecados.
– Teste de mecha
O teste de mecha, além de rápido e prático, pode salvar o seu cabelo de danos graves. Com esse simples procedimento antes de descolorir o cabelo todo, você pode: evitar reações alérgicas, verificar se os fios aguentarão a química, ter uma prévia do resultado da cor e noção do tempo de pausa para atingir o tom desejado.
Basta aplicar o produto em uma pequena parte do cabelo, sempre seguindo as instruções do fabricante quanto ao tempo limite que ele deve ser deixado em contato com os fios antes de lavar. Escolha sempre uma mecha interna da parte de trás dos cabelos. Assim, se houver algum problema, os fios poderão ser cortados e a mecha mais curta não ficará visível.
Caso haja irritação, coceira, corte químico ou outra reação indesejada, não é o momento de descolorir o cabelo. Lave imediatamente. De preferência procure um profissional que poderá investigar o motivo da reação e indicar o melhor tratamento antes de clarear os fios.
Montar uma rotina de cuidados com o cabelo loiro é essencial, pois os fios ficam fragilizados e tendem a ficar mais ressecados após a mudança. Contudo, é possível reverter essa situação. Saiba como.
– Faça hidratação capilar
Para combater o ressecamento e a fragilidade dos fios, hidratar o cabelo é o passo ideal.
A hidratação devolve água e vitaminas para a fibra capilar, ajudando a selar as cutículas e recuperando maciez e brilho da raiz as pontas. O ideal é realizar esse procedimento pelo menos duas vezes na semana.
– Manutenção do loiro
Com o tempo alguns agentes naturais e artificiais vão alterando a cor do cabelo loiro, e isso é muito comum e ocorre principalmente por conta da exposição externa ao sol e fontes de calor. A matização é um passo importante nesses casos, pois a proposta do matizador é uniformizar o tom dos fios, além de hidratar e prolongar a coloração.
– Evite fontes de calor
Para manter um loiro duradouro e saudável o indicado é evitar o uso diário de secador e da prancha, pois além de influenciar na aparência amarelada dos fios, a exposição constante ao calor pode trazer sérios danos ao cabelo, como: quebra, pontas duplas, fragilidade e aumento de porosidade. Por isso, sempre ao usar de calor o “Protetor térmico” é indispensável, pois é criada uma camada ao redor da fibra que protege e sela as cutilas, evitando a quebra do fio e mantendo-o saudável.
– Apare as pontas
Para manter o aspecto saudável do cabelo, é imprescindível aparar as pontas com certa regularidade, removendo as pontas duplas, ressecadas e envelhecidas. Quem tem fios descoloridos ou tingidos de loiro precisa ainda mais desse recurso. O cabelo ganhará peso, vida e balanço.
Caso tenha ocorrido algum dano mais grave nos cabelos ao descolorir, como corte químico, porosidade ou quebra excessiva, hoje existem tratamentos potentes voltados a recuperação emergencial dos fios, como linhas SOS, máscaras regeneradoras e reconstrutoras, que ajudarão a devolver a elasticidade e força com maior eficácia, repondo a massa capilar.